Elisa

Faz alguns anos, quando eu estava ainda começando a trabalhar como ilustrador, fui convidado para fazer um teste em um estúdio em São Paulo. Lá, conheci alguns ilustradores, todos mais velhos, entre eles a Elisa. Como disse o dono do estúdio uma vez – não para falar da idade dela, mas da experiência – “…a Elisa já era ilustradora profissional antes mesmo de você nascer.”
Rapaz, aquela japonesa, baixinha, com os olhos definidos com o lápis preto como eu sempre a via, tinha uma velocidade e leveza no lápis, na caneta nanquim, que qualquer um, não só um iniciante como eu, ficaria maravilhado. Seus desenhos, sempre foram referência lá dentro. Como eu fiquei poucos meses lá e, ela era freelancer, conversávamos pouco. Mas, sempre que ela aparecia, durante o almoço, ou quando estávamos cansados e parávamos um pouco, um sempre iria à prancheta do outro pra conversar, um pouquinho que fosse. Qualquer besteirinha mesmo, se tinha muito personagem no cenário, se meu traço estava melhorando, se alguém tinha algo pra comer… só pra passar o tempo. Depois que saí de lá, perdi o contato com ela, tentei procurar algum blog, ou página em facebook dela, minha última procura, foi no fim desse último ano. Talvez eu não tenha procurado direito, ou como alguns amigos meus, ela não tinha interesse em migrar pra essa vida na frente do computador. Porém, ontem depois de todo esse tempo, fui fazer um freela com o pessoal de lá. Notei que a Elisa não apareceu o dia todo, geralmente ela sentava na prancheta atrás de mim, ou na sala ao lado… Depois de tudo terminado, levar uma bronca por estar com o traço fora do padrão deles, o dono do estúdio me disse que a Elisa havia falecido há uns 2 anos, pouco tempo depois de eu sair de lá.
Essa notícia, mexeu mais comigo que a bronca. Afinal, o tempo passa e trabalhando para outros clientes, fazendo outras coisas, não dá pra se manter fiel ao estilo de determinado lugar sem ter uma frequência na prática.
Mas saber que aquela pessoa que você admira, estudou o traço e aprendeu algumas boas coisas não estará lá mais da próxima vez… Não que eu nunca tenha perdido alguém na minha vida, todos nós temos perdas, é inevitável. Mas para algumas pessoas, assim como eu, que sempre dá mais valor ao caráter e forma de viver, do que à imagem e status. Algo que tem sido mais comum nesses dias infelizmente, essas notícias sempre afetam de uma forma ou outra, mesmo que eu não tivesse contato com ela há muito tempo, pra mim ela ainda estava lá. E, por isso, ontem – pelo menos pra mim – o mundo perdeu mais uma boa pessoa. Das milhares que se vão e nem nos damos conta. Pessoas que fazem o que fazem por amor, sem ficar se gabando dos feitos ou correndo atrás de fama e seguidores.
Enfim, se você leu até aqui, eu agradeço muito, e espero que você tenha pessoas assim na sua vida.
O post de hoje não trouxe uma ilustra nova, trouxe minha humilde homenagem à Elisa.

4 comentários

  1. Belo post kra.
    Sinto muito por sua perda e lendo este post me lembrei de alguns bons momentos que tínhamos quando trabalhamos juntos. As zoeiras no café da tarde, as conversas com o Darta, os chocolates e as idas ao ponto de ônibus.
    Grande abraço amigo e muito sucesso.

    1. E aí maluco!
      Pois é, né. No fim são esses momentos que realmente importam e ficam, não é o valor do cachê ou as noites viradas por um trampo de uma marca famosa. Bons momentos, mesmo!
      Abraço cara, sucesso pra você também!

  2. Poxa cara, linda homenagem, infelizmente a vida as vezes trás surpresas desagradáveis que não podemos mudar, sinto muito, realmente, pessoas que nem a Elisa hoje em dia está cada vez mais difícil de se encontrar, pelo jeito ela amava o que fazia, aquilo que também amamos fazer, sabemos como ela se sentia quando estava fazendo as artes. Com certeza ela deve estar torcendo por ti cara, pelo seu sucesso, e deve estar feliz pela sua evolução cada vez mais notável nos desenhos. Abrçs Fernando, e com certeza cada um de nós temos um pouco de Elisa.

Deixe um comentário

