NARRAMATICS E O PROCESSO DE ANIMAÇÃO DOS STORYBOARDS
NARRAMATICS E O PROCESSO DE ANIMAÇÃO DOS STORYBOARDS
Dando sequência ao processo de produção de comerciais para TV, nesta publicação, falaremos sobre narramatics e o processo de animação dos storyboards.
Depois de receber o roteiro em texto, o setor de criação desenvolve o storyboard – com o traço apenas em esboço/rascunho em preto e branco, ou já finalizado e colorido -. Depois disso, volta para o cliente e normalmente, após algumas alterações e ajustes, com o projeto aprovado, é produzido o animatic.
O Animatic é uma breve animação entre 30 segundos e 1 minuto – podendo variar esse tempo dependendo da campanha -, exatamente como o storyboard aprovado pelo cliente. Então, todos os quadros são trabalhados para que possam desenvolver a animação em cima do que foi idealizado inicialmente.
Produzida a animação, a agência e o cliente fazem alguns ajustes finais ( algumas vezes cancelam a ideia original e começam do zero) e, depois de todo o projeto aprovado, é dado o início ao casting (seleção de atores e profissionais) e a busca pelo local para gravar o vídeo.
Apesar de todo o trabalho, essa etapa possibilita desenvolver o projeto e economizar com os custos de se produzir uma propaganda e ao chegar no final, descobrir que não era aquela ideia que se queria passar. Todo esse processo de criar o roteiro e entregar o animatic é desenvolvido em poucos dias, dependendo do tamanho, em dois ou três, quando não menos que isso.
Vale lembrar que essa animação apesar de ficar muito bacana na maioria das vezes, gracas ao esforço da equipe, é um produto que circula exclusivamente internamente, entre as agências e os clientes.
Aqui você confere algumas campanhas das quais participei. O último vídeo é um projeto já pronto, que não foi ao ar pela TV, mas no canal do YouTube da Marisa. Nele, houve uma breve interação entre a apresentadora (atriz real) e uma animação, ao abordar o tema de como se vestir no ambiente de trabalho.